Fabio Pereira

Fabio Pereira, vereador.
50.888 - PSOL

Manifesto da Candidatura


Por que defendemos a pré-candidatura de Fabio Pereira 
a vereador em Duque de Caxias:





CAXIAS DE CARA NOVA!

"Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar."
(Thiago de Mello)



            Candidatura só tem sentido quando vai além da pretensão pessoal. Isto, porque encarnamos o sonho de muitos em torno de um projeto coletivo. Queremos vereador@s dignos em Duque de Caxias. Queremos vereador@s de combate, de doutrina, de proposta solidária, com horizonte socialista e democrático.

            Queremos vereador@s que, em meio a tensões e contradições, transformem as relações políticas, sociais e culturais no espaço, urbano e rural, ainda fundados no “mandonismo”, no assistencialismo e no patrimonialismo.

Para esta transformação, elegemos um representante: o nosso companheiro e professor Fabio Pereira.

          Fabio liderou a reorganização, em 1997, do movimento estudantil em Duque de Caxias, colocando no cenário municipal de disputa política a UEDC (União dos Estudantes de Duque de Caxias), com um movimento estudantil de massa nunca visto na história do município. As constantes atividades de formação e mobilização levaram à realização de uma bandeira histórica dos estudantes: o passe-livre nos ônibus dentro do município.

         Sua militância como professor voluntário em pré-vestibular comunitário também é marcada por intensa participação e iniciativas de melhoria do acesso aos jovens da periferia às universidades, como a lei estadual que dá como tempo de estágio aos jovens que forem voluntários de pré-comunitários, onde participou ativamente da liderança que formulou, mobilizou e conquistou a lei, além da isenção na taxa do vestibular estadual para alunos(as) destes cursos.

         Como assessor parlamentar dos deputados mais bem avaliados e de destaque nacional – Chico Alencar e Marcelo Freixo - levou para o poder sua militância, deu prosseguimento às palestras que desenvolvia quando líder estudantil, liderou a campanha “É Proibido Proibir! A Cartilha dos Grêmios Livres”, que impulsionou centenas de grêmios estudantis em todo o estado. Sempre participou das lutas e reflexões dos profissionais em educação, da cultura e juventude em nosso município.

       Recentemente liderou o movimento contra o aumento das passagens de ônibus na cidade e pelo Bilhete Único municipal, pautando o tema do transporte público na cidade, que sofre abandono de nossas autoridades.

         Experiência na luta e nos mandatos, com uma história de conquistas. É hora de vermos isso em nossa Câmara Municipal de Duque de Caxias, hoje tão mal representada. Por isso queremos tê-lo como vereador, para iniciar uma nova etapa nas lutas populares e institucionais em Duque de Caxias.

       Queremos ter um vereador que lidere uma nova relação com a Câmara Municipal, transformado aquela casa, efetivamente, em casa do povo e a serviço do interesse público, não mais nas manchetes de jornal com sucessivos escândalos de corrupção. Queremos ter um representante conclamando a cada um dos 855.046 habitantes, espalhados nos 465,7 Km²  da nossa cidade, à participação popular, fazendo assim com que tod@s se sintam um pouco vereador.    

         Vereador tem que reacender o espírito de mudança e resgatar a cidadania, estimulando a participação cotidiana. Nenhuma pessoa deve ser tratada como massa de manobra. Todo cidadão deve ser estimulado à participação consciente na sociedade. Daquele lixo que não se joga mais no chão à definição dos investimentos do Orçamento de cada ano. Chega dessa “Zitadura”!

         Ser vereador é ter um mandato pedagógico com os militantes e a população: organizando debates, seminários, cursos, conclamando jovens, educadores e militantes sociais, impulsionando as lutas dos movimentos sociais, respeitando sua autonomia.

            Ser um vereador é ser vigilante e, sobretudo, transparente em todas as negociações públicas. É romper com a tradição dos balcões de negócios dos partidos e alianças, dos entesouramentos para especulação, do assistencialismo nos centros sociais de políticos, da gastança eleitoreira oportunista, da ausência de participação do povo nas definições do segundo maior PIB do estado e o 15º maior do Brasil! Apesar de tanta riqueza, ela é mal investida e distribuída, Caxias está em 52° lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os 92 municípios do Estado do Rio e tem o segundo pior índice de saneamento básico do Brasil, nas cidades com mais de 200 mil habitantes. “Com tanta riqueza por aí, onde é que está, cadê sua fração?”. Por isso, exigimos: inversão de prioridades e participação popular nas decisões, já!

            Queremos ter um vereador em Caxias para estimular as organizações populares nos bairros, gestão democrática nas escolas, hospitais e postos de saúde. Para tocar a agitação juvenil e a promoção da cultura - nesta cidade de muitos estudantes, profissionais em educação e de tantos mal tratados artistas. Cultura não só como espetáculo, mas como manifestação da massa, expressão autêntica de cada um dizer a sua palavra tão sufocada pela falta de chance e espaço ou pela ideologia do consumo contínuo e acrítico.

            Queremos ter um vereador do PSOL em Caxias para, junto com os/as lutadores/as do povo, fazer das milhares de ruas e praças de nossa cidade maquiada e ferida, não um eterno canteiro de obras, mas um jardim de cidadania, que preserve nossas áreas de proteção ambiental, dissemine informação, cuidado com os abandonados, os excluídos, os malabaristas do sinal vermelho anestesiados pelas drogas, na esteira das urgentes políticas públicas e mudanças estruturais.

            Queremos ter um vereador que vista aquela roupa da transformação sem acomodação, seja sal e luz nessa cidade ferida, que inverta o protocolo do poder recolhendo a poesia que nossa gente humilde entorna no chão e que uma elite preconceituosa despreza, negando oportunidades à nossa juventude e, depois, reclama do banditismo.

            Enfim, queremos uma candidatura por sua causa e contigo! Para darmos vida à nossa causa comum, generosa e justa. Vamos junt@s!                                                                                                                



DUQUE DE CAXIAS, Julho de 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário